Projetos

As principais etapas de um projeto são: identificação das necessidades do cliente, dimensionamento do sistema, desenho técnico da situação pretendida, especificação de equipamentos, memorial descritivo e fluxograma da lógica operacional. Um sistema de climatização bem projetado, desenvolvido, devidamente instalado e conservado proporcionam conforto e economia.

 

Splits Ambientes 

O Sistema Split é composto de um módulo interno (evaporadora) e um externo (condensadora). As duas partes são interligadas por tubulações de cobre, onde passa o gás refrigerante e o dreno para escoamento da condensação da umidade do ambiente. O split é um sistema de grande flexibilidade em termos de instalação e montagem, a fonte de ruído (compressor) fica em ambiente externo, e há uma grande variedade de modelos e capacidades (de 7 a 80.000 btu/h) disponíveis no mercado.
Em sistemas do tipo multisplit é possível interligar até 4 evaporadoras numa única condensadora (bi, tri ou quadrisplit) e as partes funcionam de forma independente.

 

Hi Wall e Piso Teto

Quando a evaporadora é aparente, temos os modelos  Hi Wall e Piso Teto. A linha Hi Wall é muito diversificada em modelos e capacidades, com destaque para a tecnologia Inverter (sistema duplo rotativo do compressor responsável pela redução no consumo de energia), o uso de gás R-410A (não poluente, não tóxico e não inflamável) e filtros avançados em vários modelos disponíveis. As evaporadoras são fixadas na parede e interferem muito pouco no design dos ambientes.
O Piso Teto é um sistema de climatização adequado para uso residencial e comercial, em médios e grandes ambientes. É indicado para a climatização de múltiplos ambientes ou quando se tem pouco espaço para a fixação de condensadoras.

 

Cassete 

O Cassete é um modelo de ar-condicionado ideal para ambientes com forro rebaixado, que exigem melhor distribuição do ar ou quando a evaporadora não pode ficar aparente. Podem ser instalados em rebaixo, sancas de gesso ou embutido em maleiros se forem do tipo Built in (com dutos).

 

Sistema Dutado

Nesse sistema de climatização são instalados dutos de ventilação para a distribuição do ar. Existe uma grande variedade de opções de aplicação e montagem (ex: giroval, TDC, junta/gaveta), e capacidades que variam de 12.000 a 630.000 btu/h. Esse sistema é indicado para climatizar vários ambientes simultaneamente ou grandes áreas que necessitem de uma melhor distribuição do ar e performance.

 

VRF 

Desenvolvido para atender os diversos ambientes em obras de médio e grande porte, o VRF (Fluxo Refrigerante Variável) é um sistema versátil de climatização central do tipo Multi Split, que opera com tecnologia Inverter e gás ecológico. Possibilita interligação de múltiplas unidades internas (até 64un) a uma única unidade externa, operando individualmente por ambiente. Possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes, além de software de operação, controle e automação. É o sistema de climatização de maior eficiência energética do mercado, ideal também para projetos sustentáveis que buscam certificação LEED (selo verde).